O Távora
Agp. Esc. Fernando Távora
Inscrições - Provas de Equivalência à Frequência do 3.º ciclo
Divulga-se informação respeitante às inscrições para as Provas de Equivalência à Frequência do 3º Ciclo:
- Despacho Normativo n.o 10-A/2021: Determina a aprovação do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2020/2021
- Manual de Instruções Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames
Marco Génio e Coolband
Marco Génio e Coolband com alunos da Escola EB1/JI N.ª S.ª da Conceição do Agrupamento de Escolas Fernando Távora.
Expressão autêntica da envolvência de uma escola inclusiva e Intercultural com alunos de Angola, Guiné-Bissau, Síria e de Etnia Cigana.
Inquérito - Ensino @ distância
Com o objetivo de recolher dados e opinião dos(as) Encarregados(as) de Educação sobre o funcionamento do Ensino @ Distância foi criado um inquérito online de preenchimento simples e rápido. Se ainda não respondeu, pode fazê-lo aqui, através do link abaixo.
https://forms.gle/rAbyhMS5zQ7oZPYT7
Aviso de Abertura (Contratação - Oferta de Escola)
Técnico Especializado – Psicólogo
Nos termos do Decreto-lei n.o 132/2012, de 27 de Junho, na redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei no 83-A/ 2014 de 23 de maio, pelo Decreto-Lei n.o 28/2017 de 15 de março e demais legislação aplicável, declara-se aberto o concurso por contratação de escola, aqui identificado, com os seguintes Critérios de seleção para técnicos especializados.
Consultar modelo de portfólio a apresentar aqui.
A lista ordenada para entrevista pode ser consultada aqui.
A ata de seleção pode ser consultada aqui.
COMUNICADO - Ensino A Distância
Caros Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Fernando Távora
Cumprimentos!
Com o número ainda dramático de casos de COVID-19 atualmente em Portugal, infelizmente, como todos já sabem, depois desta “Pausa Letiva” forçada, que termina com o este fim-de-semana, a partir da próxima segunda-feira estaremos presentes e junto de todos os vossos filhos, de todos os nossos alunos, através do “ensino a distância” logo a partir do primeiro dia e da primeira hora.
A Escola, os Professores, todos os Técnicos e Assistentes, tenho a certeza que também todos os Pais/Encarregados de Educação, estão cientes e preparados para esta empreitada sempre eminente, de ajudar os nossos alunos, os “nossos filhos” a crescer e a desenvolver-se com sentido cívico, equilibrado, autónomo dotando-os de um perfil de base humanista, numa tarefa contínua e difícil, principalmente nesta conjuntura mas, ao mesmo tempo, a mais nobre que o ser humano pode exercer: a Educação dos seus filhos.
O Agrupamento procurou e desenvolveu um grande esforço para que os equipamentos tecnológicos chegassem a praticamente todos os alunos que deles têm necessidade absoluta. Neste âmbito, agradeço desde já a voluntariedade com que muitos professores, pais/encarregados de educação que numa atitude colaborativa, desenvolveram enormes esforços para não necessitar do empréstimo de meios tecnológicos através da escola, dando espaço a que pudéssemos chegar a outros casos mais emergentes.
No entanto, este processo de ensino online, para além dos aspetos tecnológicos são também de extrema importância os aspetos pedagógicos e o necessário acompanhamento que todos os pais/encarregados de educação possam dedicar aos seus filhos. Dedicação aliás fundamental para o sucesso de todo o processo.
Desta forma, solicito então a todos os Pais/Encarregados de Educação e a todos os intervenientes, a observância do cumprimento de normas e comportamentos expressos do “Regulamento de Ensino à Distância” que as Educadoras, Professoras Titular / Diretores (as) de Turma, entre outras recomendações, irão dar a conhecer e para o qual chamo a vossa atenção. Neste sentido, envio também esta ligação para um vídeo esclarecedor sobre estas regras: https://youtu.be/VIo664IZjqQ
Para além de todas as atividade letivas, continuarão a desenvolver-se as atividade do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, de Apoio ao Estudo, Apoios Individuais e Serviço de Psicologia e Orientação.
Também a Biblioteca Escolar irá contribuir para encurtar a distância e diminuir desigualdades, por isso definiu um conjunto de estratégias para continuar presente, ativa, integradas no seu plano de contingência para ensino a distância. Destaca-se os canais de comunicação existentes: email institucional em época de E@D (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), o site da biblioteca/formulário de contacto (https://sites.google.com/aeft.pt/biblioteca-fernando-tavora/) e a página do Facebook da biblioteca (https://www.facebook.com/biblioteca.fernandotavora.5).
Continuaremos a garantir o empréstimo domiciliário, na biblioteca da escola sede, por marcação (usam os meios de comunicação anteriormente referidos e/ou o telefone da escola sede 253559260), bem como o apoio aos nossos alunos no desenvolvimento do currículo, quer através do centro de apoio à aprendizagem da BE, quer através das sessões síncronas dinamizadas por elementos da equipa da BE, quer ainda através de apoio presencial, na BE da escola sede, para a realização de alguma tarefa que os alunos não consigam sozinhos. Esta última situação só acontecerá por marcação.
Durante este tempo de confinamento a BE também vai continuar a dinamizar as atividades previstas no PAA, agora online, ainda que com as devidas adaptações.
Importa ainda referir que durante todo este período de ensino à distância, o agrupamento continua a integrar a rede de escolas de acolhimento e desenvolver procedimentos para atividades presenciais de alunos com medidas adicionais, eventualmente alguns casos de alunos com medidas seletivas, acompanhamento dos filhos ou outros dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais e ainda serviço de refeições.
Com empenho, ajuda mútua e colaboração de todos, conseguiremos fazer frente a todas adversidades e inquietações que este tempo nos coloca.
A Todos Muita Saúde e um Grande Abraço!
Ecoponto para recolha e valorização de máscaras
No passado dia 13, com a colaboração do Município de Guimarães, foi colocado um ecoponto na escola sede onde devem ser depositadas máscaras tendo em vista a sua valorização. As máscaras e outro material de proteção contra a pandemia devem ser colocados em ecopontos próprios ou no lixo comum e nunca nos ecopontos de reciclagem.
Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto «Recolher e Valorizar», através da recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos. Este é um projeto integrado, agregador e multidisciplinar que também engloba a empresa To-Be-Green e o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, que terão a responsabilidade de, a partir das máscaras recolhidas, criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou valorizá-las em placas poliméricas e briquetes.