O Távora
Agp. Esc. Fernando Távora
Práticas de Segurança Digitais
O Centro Nacional de Cibersegurança tem sinalizado a existência de infeções por malware nos sistemas informáticos das escolas. Deste modo, solicita-se que se verifiquem regularmente nos equipamentos ligados à rede a existência de vírus ou de qualquer tipo de malware.
Exemplo de uma aplicação gratuita (https://pt.malwarebytes.com). Para os casos específicos de Botnet (também considerado malware), podem utilizar uma das seguintes soluções gratuitas, existindo outras possibilidades:
- https://www.welivesecurity.
com/2016/12/01/avalanche- takedown-check-safe/ - https://blog.avira.com/botnet-
avalanche-smashed/
Solicita-se, igualmente, que se evite a instalação de softwares de uma forma não legal, pois, os cracks/activators geram tráfego que é considerado malware. Caso existam, devem ser desinstalados, assim como os respetivos cracks/activators.
Recomenda-se que, por uma questão de precaução, procedam à alteração de credenciais das vossas contas de vários serviços da escola (e-mail, etc.)
Divulga-se também recursos de apoio fornecidos pelo CNCS
Norma 01/JNE/2025 e Despacho Normativo n.º 2-A/2025, de 3 de março
Um resumo da Norma 01/JNE/2025, que contém as Instruções para a realização de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário, pode ser consultado aqui.
Um resumo do Despacho Normativo n.º 2-A/2025, de 3 de março, que aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2024/2025, pode ser consultado aqui.
Programa Erasmus - inscrições
Estão abertas as inscrições para o projeto - "Call for Nature" em que estão envolvidos grupos de Portugal, Lituânia, Estónia e Turquia.
Consultem o regulamento do Programa Erasmus, preencham a ficha de inscrição (assinada pelo Encarregado de Educação) e entreguem no gabinete da Direção.