Capital Verde Europeia 2025

Guimarães é finalista na corrida a Capital Verde Europeia 2025, juntamente com as cidades de Graz na Áustria e Vilnius na Lituânia! No dia 4 e 5 de outubro teremos a fase final em Tallin, na Estónia. Vamos todos fazer muitas figas para que consigamos mostrar que vale a pena apostar em Guimarães.

Este caminho só é possível com o trabalho das escolas que, com as Eco-escolas e com todos os projetos do PEGADAS, fazem de Guimarães um território realmente diferente! O trabalho colaborativo que é feito em cada escola, em cada turma, de forma autónoma ou em articulação com o Laboratório da Paisagem, é absolutamente especial e motivador!

Apoiamos e agradecemos todo o empenho e motivação neste desígnio, que é um desígnio e um orgulho para todos os Vimaranenses!

Todos juntos, neste trabalho colaborativo e construtivo, vamos mostrar que merecemos ser CVE em 2025!

 

8ª edição do EcoParlamento

Parabéns a todos os envolvidos no nosso projeto "Escola Ativa com Saúde".
É com grande orgulho que ganhamos o 1° lugar na 8ª edição do EcoParlamento, dinamizado pelo Laboratório da Paisagem.
Obrigada à comunidade escolar e não escolar que contribui todos os dias para que JUNTOS consigamos atingir os objetivos a que nos propomos.

 

Ecoponto para recolha e valorização de máscaras

No passado dia 13, com a colaboração do Município de Guimarães, foi colocado um ecoponto na escola sede onde devem ser depositadas máscaras tendo em vista a sua valorização. As máscaras e outro material de proteção contra a pandemia devem ser colocados em ecopontos próprios ou no lixo comum e nunca nos ecopontos de reciclagem.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto «Recolher e Valorizar», através da recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos. Este é um projeto integrado, agregador e multidisciplinar que também engloba a empresa To-Be-Green e o CVR - Centro para a Valorização de Resíduos, que terão a responsabilidade de, a partir das máscaras recolhidas, criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou valorizá-las em placas poliméricas e briquetes.

 

 

Eco-escolas

O Eco-Escolas é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).

Desenvolvido em Portugal desde 1996, o Programa Eco-Escolas é atualmente implementado em mais de 1500 escolas e de 230 concelhos em todo o território nacional, abrangendo todos os graus de ensino.

Visa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais inspirada na Agenda 21.

 

Mais informação: https://ecoescolas.abae.pt/sobre/quem-somos/

 

TEIP