A inclusão, através das Tecnologias de Apoio

No passado dia 21 de abril, o CRTIC dinamizou a atividade: “CRTIC junto dos alunos” para a qual foi convidada a turma do 9ºB, da Escola E.B. 2/3 Fernando Távora. Esta atividade decorreu, nas instalações do CRTIC, tendo como objetivo sensibilizar os alunos para a inclusão através das Tecnologias de Apoio.

As professoras do CRTIC começaram por explicar aos alunos: quem é?, o que faz? e onde atua? o CRTIC, apresentando, de seguida, a funcionalidade dos equipamentos existentes nas instalações do CRTIC.

Posteriormente, promoveu-se um diálogo sobre a importância da inclusão, tendo como ponto de partida um excerto de um livro da coleção Meninos Especiais - “Que Aventura Ser Matilde”, do autor Rui Zink, e do filme “Cuerdas”, do realizador Pedro Solís, vencedor do Prémio Goya 2014 e do Prémio da Melhor Curta Metragem de Animação, 2014.

Por fim, os alunos tiveram oportunidade de simular diversas problemáticas, utilizando os equipamentos adequados para minimizar as incapacidades que experienciavam.

Ao longo da sessão, os alunos mostraram-se interessados e participativos, demonstrando curiosidade e até admiração pelo trabalho desenvolvido pelo CRTIC junto dos alunos.

Temos a certeza que estes alunos adquiriram um “novo olhar” relativamente à diferença até porque, segundo Mantoan, "Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças… É sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças”.